IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI reduz previsão de crescimento global devido à deterioração comercial

15/10/2019 10h34

Washington, 15 out (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a rebaixar as previsões de crescimento da economia mundial, para 3% neste ano e 3,4% em 2020, devido à aguda "deterioração" da atividade manufatureira e do comércio.

Esses novos números representam quedas dois e um décimo, respectivamente, em relação às previsões divulgadas pela instituição em julho.

"A economia global está em uma freada forte sincronizada e estamos, de novo, revisando em baixa o crescimento para 2019 a 3%, o seu ritmo mais baixo desde a crise financeira global", explicou a economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, ao apresentar o relatório de Perspectivas Econômicas Globais.

Gopinath ressaltou que o arrefecimento econômico "se deve a uma aguda deterioração da atividade manufatureira e do comércio global, com maiores tarifas e uma prolongada incerteza que prejudica o investimento e a demanda de bens de capital".

Tanto a China como os Estados Unidos, protagonistas da guerra comercial, tiveram rebaixadas as suas previsões de crescimento. De acordo com os novos cálculos do FMI, a China crescerá 6,1% neste ano e 5,8% no próximo, um e dois décimos a menos, respectivamente, do que os números previstos em julho, e abaixo dos 6,6% de 2018.

Já os EUA crescerão 2,4% em 2019, dois décimos a menos que a previsão anterior, e 2,1% em 2020, dois décimos a mais que a previsão de julho, o que representa uma clara moderação após o aumento do PIB de 2,9% registrado em 2018.

Gopinath classificou como "precário" o crescimento econômico e ressaltou que o crescimento do comércio no primeiro semestre de 2019 foi de 1%, "a taxa mais baixa desde 2012".

O FMI também rebaixou as previsões para a zona do euro, que deve crescer 1,2% neste ano e 1,4% no próximo, um e dois décimos abaixo do cálculo anterior, devido às pioras de Alemanha e Itália. EFE