IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Salão do Automóvel de Genebra é cancelado por causa do coronavírus

28/02/2020 20h26

Genebra, 28 fev (EFE).- Os organizadores do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, um dos principais eventos anuais do setor automotivo, confirmaram nesta sexta-feira o cancelamento da sua 90ª edição, agendada de 5 a 15 de março, devido às medidas tomadas pela Suíça para combater a epidemia do novo coronavírus.

"Lamentamos essa situação, mas a saúde de todos os participantes e expositores é nossa prioridade", afirmou a organização em comunicado, explicando que a decisão foi tomada seguindo a ordem federal, também anunciada hoje, que proíbe todos os eventos com mais de mil pessoas até 15 de março.

"É uma causa de força maior e, embora represente uma enorme perda para os fabricantes, que tinham feito um grande investimento para estar em Genebra, entendemos a decisão", disse o presidente da fundação responsável pela organização do salão de automóveis, Maurice Turrettini.

Até hoje, os organizadores haviam insistido, tanto em entrevistas coletivas anteriores, como em comunicados oficiais, que o evento estava confirmado, mesmo depois que importantes fontes de transmissão do Covid-19 fossem registradas na vizinha Itália, origem de muitos visitantes e marcas participantes do evento.

O cancelamento foi confirmado apenas alguns minutos após o Conselho Federal (governo suíço) ter anunciado a proibição por duas semanas de todos os eventos de massa no país com mais de mil participantes, a fim de combater a epidemia de coronavírus no país, que até agora afeta 15 pessoas.

A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária do governo, onde declarou que a Suíça se encontra em uma "situação especial", o que justifica esse tipo de medida, em aplicação da legislação sobre epidemias.