IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão exigirá quarentena de todos que chegarem dos Estados Unidos

O primeiro-ministro Shinzo Abe fala com jornalistas em Tóquio - Charly Triballeau/AFP
O primeiro-ministro Shinzo Abe fala com jornalistas em Tóquio Imagem: Charly Triballeau/AFP

Da EFE, em Tóquio

23/03/2020 15h54

O Japão exigirá que todos os viajantes que chegam dos Estados Unidos passem por uma quarentena de 14 dias como medida para impedir a disseminação do novo coronavírus, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro Shinzo Abe.

A medida, que também afeta cidadãos japoneses, será aplicada a partir da próxima quinta e está de acordo com as restrições impostas anteriormente aos viajantes que estiveram na China, Coreia do Sul e na maior parte da Europa.

Durante as duas semanas de isolamento, que os recém-chegados terão que ficar em sua residência ou hotel, eles também deverão evitar o uso de transporte público.

Além de exigir quarentena, o Japão proibiu a entrada no país de viajantes não japoneses que chegaram ou estiveram nas duas semanas anteriores em determinadas áreas da China, Coreia do Sul, Irã, Itália, San Marino, Espanha, Suíça e Islândia.

O anúncio de hoje veio depois que o governo japonês aumentou o nível de alerta nos EUA para o vírus e desencorajou seus cidadãos de fazer viagens não essenciais ao país americano, onde mais de 30 mil casos e centenas de mortes foram confirmados.

O Departamento de Estado dos EUA também recomendou que os americanos evitassem viagens internacionais, após aumentar o nível de alerta de saúde global para a disseminação mundial em curso do patógeno, que até agora deixou mais de 300 mil infectados e mais de 13 mil mortos.

Até o momento, as autoridades japonesas relataram 1.801 infecções pela Covid-19, incluindo 712 do navio de cruzeiro Diamond Princess, além de 49 mortes (incluindo oito passageiros da embarcação).

Embora a contagem oficial seja baixa em comparação com outros países, o número de infecções está aumentando constantemente e houve um aumento de casos em áreas urbanas densamente povoadas.