PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Áustria anuncia reabertura de quase toda atividade econômica a partir de maio

21/04/2020 18h28

Viena, 21 abr (EFE).- O governo da Áustria anunciou nesta terça-feira que reativará quase toda a atividade econômica do país a partir do dia 1º de maio, excluindo da decisão os eventos culturais e esportivos de massa, que continuarão suspensos devido à pandemia de Covid-19.

O plano apresentado pelo governo de democratas cristãos e ecologistas também prevê a reabertura gradual dos colégios a partir de meados de maio. Mais detalhes serão explicados na sexta-feira.

A volta gradual às aulas coincidirá com a reabertura de restaurantes e outros locais dedicados à gastronomia em 15 de maio, sempre com a exigência de manter o distanciamento entre as pessoas. As igrejas e outros locais de celebrações religiosas poderão reabrir no mesmo dia.

A Áustria está, desde a semana passada, na primeira fase do "desconfinamento", com a abertura de pequenos comércios e espaços de bricolagem e jardinagem.

"Estamos estudando os dados, ainda não sabemos o efeito da Semana Santa e da abertura dos pequenos negócios", comentou o chanceler federal, Sebastian Kurz.

Até o momento, a Áustria já registrou 14.873 casos de Covid-19, com 481 mortes. Nas últimas 24 horas, foram somados 78 contágios confirmados, o que mantém o país há três dias com menos de cem novas infecções.

Cerca de 3 mil pessoas estão com Covid-19 atualmente na Áustria, das quais 756 estão internadas, e 196 em UTIs.

A partir de 1º de maio será possível utilizar instalações esportivas ao ar livre, como quadras de tênis, pistas de atletismo e campos de golfe. As demais atividades esportivas em ambientes fechados continuarão suspensas até 31 de agosto.

Em nível profissional, os atletas já podem treinar desde esta semana, em grupos reduzidos, como o caso dos clubes da primeira divisão do Campeonato Austríaco, cujos organizadores esperam retomar as partidas, sem público, nas próximas semanas. EFE

jk/vnm

PUBLICIDADE