IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE mantém taxa de juros e anuncia melhores condições para bancos

30/04/2020 14h52

Frankfurt (Alemanha), 30 abr (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira manter inalterada a taxa de juros na zona do euro e os estímulos monetários, e dará mais liquidez aos bancos e melhores condições para que concedam empréstimos a empresas e famílias.

Após uma reunião do Conselho de Governo, o BCE anunciou a manutenção das taxas de 0% para refinanciamento e de 0,50% negativo para depósitos. A taxa para empréstimos foi mantida em 0,25%.

Também foi aprovada uma nova série de sete operações de refinanciamento emergencial a longo prazo devido à pandemia de Covid-19, de modo a sustentar a liquidez.

Essas novas operações de liquidez começarão em maio deste ano e vencerão entre junho e setembro de 2021, e serão conduzidas a uma taxa de 0,25 ponto percentual abaixo dos juros do momento, que estão em 0%, motivo pelo qual o BCE concederá a liquidez necessária.

A entidade também adotou um novo programa emergencial de compras de ativos, avaliado em 750 bilhões de euros, que permanecerá pelo menos até o fim de 2020.

De acordo com o BCE, o novo programa continuará até o término da crise gerada pela pandemia e "durante o tempo que seja necessário". O órgão espera que as compras terminem pouco antes do início da alta dos juros.

O Conselho de Governo espera que as taxas de referência "continuem nos níveis atuais, ou em níveis inferiores", até que a inflação suba de forma consistente e abaixo de 2%. EFE

aia/vnm

(foto) (vídeo)