IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Após novo surto de Covid-19, Catalunha restringe vida noturna

25/07/2020 01h00

Barcelona (Espanha), 24 jul (EFE).- A região da Catalunha, a mais afetada pelos surtos de coronavírus nas últimas semanas na Espanha, anunciou nesta sexta-feira medidas restritivas para a vida noturna, como o fechamento de discotecas e boates, em uma tentativa de deter a propagação do SARS-CoV-2.

As autoridades regionais decidiram hoje fechar por 15 dias discotecas, salões de festa e casas de dança e também anteciparam o horário de fechamento dos salões de jogos, cassinos e casas de bingo. Além disso, nos municípios onde o maior número de infecções foi detectado nos últimos dias, restaurantes, bares e terraços precisão abaixar as portas até a meia-noite.

Entre essas regiões mais atingidas está Barcelona e sua região metropolitana, assim como muitas cidades nas províncias de Lleida e Girona. A resolução entrará em vigor neste sábado e será válida por 15 dias.

A Proteção Civil da Catalunha (Procicat) afirmou em comunicado que a situação epidemiológica na região como um todo tornou necessário adotar as medidas especiais de contenção para interromper a transmissão do vírus.

As medidas foram anunciadas logo após o primeiro-ministro da França, Jean Castex, ter recomendado hoje à população evitar viajar para a Catalunha diante dos sinais de crise sanitária.

A comunidade autônoma é uma das regiões mais turísticas da Espanha, e os visitantes franceses são os mais numerosos entre os estrangeiros que passam suas férias na região nordeste do país.

No entanto, a Catalunha é a região espanhola que registrou o maior número de casos nos últimos 14 dias, com 8.563, e é a segunda, depois de Madri, com o maior número cumulativo, com 72.919 até hoje.