IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump volta a impor tarifas sobre alumínio do Canadá

07/08/2020 00h06

Washington, 6 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que voltará a taxar em 10% alguns produtos de alumínio canadense, com o argumento de que o Canará "estava se aproveitando" dos EUA, aumentando a tensão comercial entre os países.

"O Canadá estava se aproveitando de nós, como sempre. A indústria do alumínio dos EUA estava sendo dizimada", afirmou Trump em ato em uma fábrica da Whirlpool, em Ohio

O mandatário explicou que o Canadá rompeu o compromisso firmado de "não inundar" o mercado americano com alumínio canadense.

Este anúncio ocorre um mês após a entrada em vigor do novo tratado comercial entre EUA, México e Canadá, que substituiu o Nafta, que começou a vigorar em 1994.

Trump impôs tarifas ao alumínio canadense em 2018, mas retirou os impostos no ano passado, durante as negociações do novo tratado entre os países.

No discurso em Ohio, o presidente americano repetiu o discurso protecionista da campanha eleitoral de 2016 e defendeu "o patriotismo diante das elites globalistas".

"Durante décadas, vimos os políticos deixarem nações estrangeiras roubarem nossos trabalhos, saquearem nossas fábricas e arrasarem as joias da coroa da economia americana", destacou.

Trump reforçou a "promessa de trazer de volta empregos e fábricas aos EUA usando todas as ferramentas disponíveis: incluindo taxas e novos tratados comerciais baseados nos princípios de justiça e reciprocidade".