IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Incêndio em petroleiro na costa do Sri Lanka gera receio de vazamento

04/09/2020 17h19

Colombo, 4 set (EFE).- O incêndio de um petroleiro com cerca de 2,7 milhões de toneladas de petróleo nesta sexta-feira, que as autoridades tentam apagar há mais de 24 horas perto da costa leste do Sri Lanka, desencadeou o temor de um vazamento no Oceano Índico.

"Estamos realizando uma operação de resgate desde ontem e salvamos 22 dos 23 tripulantes do petroleiro. Um tripulante está desaparecido e, segundo informações fornecidas por outros trabalhadores, presumimos que ele tenha morrido", disse à Agência Efe o porta-voz da Marinha do Sri Lanka, capitão Indika Silva.

O incêndio no New Diamond, um navio-tanque registrado no Panamá que viajava do Kuwait para o porto indiano de Paradip, começou na na casa de máquinas por volta das 8h05 (horário local) da quinta-feira.

"Da casa das máquinas, expandiu-se para o convés. Até o momento, não chegou ao espaço de carga onde o petróleo está armazenado", disse Silva.

Atualmente, três navios da Marinha do Sri Lanka, dois da Guarda Costeira indiana e outros dois pertencentes à Marinha da Rússia estão envolvidos nos esforços de extinção das chamas.

"Se a operação for bem-sucedida, podemos controlar (o incêndio) a tempo, antes de o óleo ser despejado no mar", disse Silva.

O diretor da Autoridade de Proteção Ambiental Marinha do Sri Lanka (MEPA), Dharshani Lahandapura, disse que se o fogo não for apagado a tempo, o vazamento pode ter um impacto catastrófico na diversidade marinha da área.

No mês passado, um navio que transportava cerca de quatro mil toneladas de diesel, também sob a bandeira do Panamá, encalhou e vazou parte da carga nas águas das ilhas Maurício. EFE

aw-daa/cd/vnm

(foto) (vídeo)