IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice de preços ao consumidor sobe 0,4% em agosto nos EUA

11/09/2020 14h31

Washington, 11 set (EFE).- O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos subiu 0,4% em agosto, após um aumento de 0,6% em julho, uma alta de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado, informou o Departamento de Trabalho nesta sexta-feira.

Se excluídos os preços de energia e alimentos, que são mais voláteis, o núcleo do índice também cresceu 0,4%, e 1,7% nos últimos 12 meses. Em julho, o salto registrado no mesmo intervalo foi de 1,6%.

A inflação nos EUA tem se acelerado desde que em maio, com 0,1%, alcançou o nível mais baixo em quatro anos e meio, como reflexo de um aumento da demanda à medida que eram aliviadas as restrições por causa da pandemia de Covid-19.

O Escritório de Estatísticas do Trabalho informou que o auento mensal em agosto foi generalizado, e que o maior fator foi a subida aguda dos preços de automóveis e caminhonetes usados, com contribuições dos preços de gasolina, habitação, lazer e equipamentos domésticos.

Os preços da energia nos EUA subiram 0,9% em agosto, e os de gasolina, 2%. Os alimentos, que tinham barateado em julho, encareceram 0,9% em agosto. EFE

jab/vnm