IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Iraque e Arábia Saudita reabrem passagem fronteiriça depois de 30 anos

18/11/2020 18h00

Bagdá, 18 nov (EFE).- Iraque e Arábia Saudita reabriram uma das duas passagens fronteiriças comuns nesta quarta-feira, após três décadas do fechamento, devido a invasão das forças iraquianas ao Kuwait, ocorrida em 1990.

Participaram da cerimônia, em Yadida Arar, o ministro do Interior do Iraque, Ozman al Ganmi, e o embaixador saudita no país vizinho, Abdulaziz al Shammari.

O objetivo dos respectivos governos é retomar a troca de bens e serviços por terra, segundo indicou a Autoridade de Portos Fronteiriços iraquiana, por meio de comunicado.

Imediatamente após a reativação da passagem, 15 ônibus chegaram da Arábia Saudita, com material de saúde e medicamentos doados ao Iraque pelas autoridades do vizinho.

Os governos dos dois países chegaram a um acordo definitivo pela reabertura da passagem fronteiriça de Yadida Arar na semana passada, no primeiro passo de aproximação em 30 anos, com a possibilidade de trânsito de maneira contínua.

Nas últimas décadas, o cruzamento só era permitido uma vez por anos, para os peregrinos iraquianos que faziam a peregrinação à Meca, na Arábia Saudita.

A passagem, que abre o Iraque para o restante do Golfo Pérsico, foi fechada com o rompimento das relações diplomáticas, que resultou na interrupção do tráfego aéreo e por via terrestre.