IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Biden afirma que não retirará imediatamente tarifas impostas à China

02/12/2020 18h30

Nova York, 2 dez (EFE).- O democrata Joe Biden, virtual vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira que não retirará as taxas aplicadas à China pelo atual presidente americano, Donald Trump, e não realizará "movimentos imediatos" até desenvolver uma estratégia com os parceiros asiátios e europeus, segundo uma entrevista concedida a Thomas Friedman, colunista do jornal "The New York Times".

Biden também disse que os EUA não negociarão novos acordos comerciais até que realizem "investimentos significativos" no país e em seus trabalhadores.

"Vou garantir que lutaremos como nunca antes para investir primeiro nos Estados Unidos", acrescentou.

Sobre guerra comercial, Biden disse que não retirará as tarifas de 25% sobre as exportações chinesas impostas por Trump nem o acordo do atual governo com Pequim para comprar US$ 200 bilhões em produtos e serviços americanos em troca de concessões, o que não está sendo honrado.

"A melhor estratégia com a China é aquela em que nossos aliados - ou pelo menos aqueles que costumavam ser - estão na mesma página. Será uma prioridade nas primeiras semanas da minha presidência voltar à mesma página com nossos aliados", comentou.

Biden disse que o foco está em "progredir contra as práticas abusivas da China", como roubo de propriedade intelectual, dumping, subsídios ilegais e transferência de tecnologia por empresas que se instalam no gigante asiático, segundo o democrata.

O provável futuro presidente americano parece ter ouvido as dezenas de milhões de americanos que apoiaram Trump em 2016 e disse que há muitos cidadãos "que se sentem esquecidos": "Acho que nos esquecemos deles", analisou.

"Acho que fiz uma coisa boa pelo país ao garantir que Donald Trump não será presidente por mais quatro anos", observou.

Biden disse que é vital aprovar um segundo pacote de estímulos porque "há mais de 10 milhões de pessoas que estão preocupadas com a forma como vão pagar sua hipoteca", e muitas outras que não podem pagar o aluguel.

O democrata ainda defendeu um aumento dos impostos sobre rendas mais altas para equilibrar as conas e evitar que algumas das maiores empresas do país continuem sem pagar impostos.

Sobre o acordo nuclear com o Irã, estabelecido em 2015 e do qual Trump retirou os EUA, Biden disse que tem a intenção de devolver o país ao pacto.

"Em conversas com nossos parceiros, vamos negociar novos acordos para fortalecer e estender ao longo do tempo as restrições nucleares ao Irã e seu programa de mísseis", pontuou Biden. EFE

jmr/vnm