IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hong Kong suspende voos do Reino Unido devido a nova variante de coronavírus

21/12/2020 13h14

Hong Kong, 21 dez (EFE).- Autoridades de Hong Kong anunciaram nesta segunda-feira a suspensão de todos os voos procedentes do Reino Unido após a aparição de uma nova variante do coronavírus Sars-CoV-2, causador da covid-19.

A secretária de Saúde, Sophoa Chan, explicou em entrevista coletiva que o veto entrará em vigor a partir da próxima meia-noite para qualquer voo de passageiros procedente do Reino Unido.

A proibição se estenderá também a qualquer cidadão, incluindo residentes de Hong Kong, que tenha passado mais de duas horas no Reino Unido durante as últimas duas semanas.

As novas medidas incluem uma prorrogação da quarentena obrigatória para quem chegar a Hong Kong: quem tiver voltado recentemente do Reino Unido deverá passar mais sete dias isolados, além dos 14 até então necessários, sob multa de 5 mil dólares de Hong Kong (cerca de R$ 3,3 mil).

"Certamente, esperamos que sejam medidas temporárias", comentou Chan sobre a iniciativa, a mais rígida até o momento em Hong Kong.

Até agora, alguns países, entre eles França, Alemanha, Itália, Canadá e Israel, anunciaram vetos similares à chegada de passageiros do Reino Unido devido à nova variante do vírus.

Segundo as autoridades de Hong Kong, nas últimas duas semanas, 17 dos novos casos importados - pessoas que chegaram de outros países - procediam do Reino Unido, mas nenhum tinha relação com a nova cepa.

Desde o início da pandemia, Hong Kong já registrou mais de 8.100 casos de covid-19, entre eles 130 mortes causadas pela doença. EFE

sl/vnm