IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE assina acordos para futura relação com o Reino Unido

30/12/2020 14h39

Bruxelas, 30 dez (EFE).- A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, assinaram nesta quarta-feira os três tratados que regularão a relação entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido a partir de sexta-feira.

O ato de assinatura aconteceu após as suas partes chegarem a um acordo sobre seus laços pós-Brexit na noite de Natal.

"O acordo que assinamos hoje é o resultado de meses de intensas negociações nas quais a UE mostrou um nível de unidade sem precedentes", disse Michel em comunicado no qual também ressaltou que o tratado é "justo e equilibrado".

Hoje foram assinados o Acordo Comercial e de Cooperação entre a UE e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom), de um lado, e o Reino Unido, de outro, além de um acordo sobre procedimentos de segurança para intercâmbio e proteção de informações sigilosas entre a UE e o Reino Unido, e o acordo de Cooperação para os Usos Seguros e Pacíficos de Energia Nuclear entre a Euratom e o Reino Unido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, firmará os textos após receber as vias em Londres, para onde serão levados por funcionários da UE em um avião das Forças Armadas do país.