IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Túnel do Canal da Mancha tem tráfego normal nas primeiras horas do Brexit

01/01/2021 15h09

Paris, 1 jan (EFE).- Cerca de 200 caminhões passaram pelo túnel do Canal da Mancha ontem à noite, tanto em direção à França como ao Reino Unido, informaram fontes da Getlink, empresa de gestão do complexo viário, à Agência Efe.

Nenhum veículo foi barrado no Eurotúnel nas primeiras horas de oficialização do Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia - devido a problemas com os novos documentos a serem apresentados pelos motoristas.

"Todos tinham preenchido as formalidades corretamente, e nenhum caminhão foi rejeitado devido a erros em seus documentos", disse um porta-voz da empresa.

Além disso, o primeiro trem de passageiros procedente de Londres deixou o túnel às 10h05 (horário local; 6h05 de Brasília) sem problemas, acrescentou a fonte.

As verificações de documentos são feitas no posto onde as checagens de segurança eram feitas anteriormente. Estão lá os chamados "agentes Brexit", dedicados exclusivamente à tarefa de verificar os dados de registro e as datas dos documentos que serão transmitidos digitalmente aos serviços alfandegários.

Alguns motoristas assinaram um serviço virtual e preencheram os dados antes de iniciar a viagem, de modo que foi necessário apenas que as câmeras do complexo detectassem a placa do veículo para que as informações fossem automaticamente transmitidas à alfândega.

Também não foram registrados incidentes no tráfego de caminhões da balsa que atravessa o canal da Mancha.

Hoje, o ministro de Estado da França para Assuntos Europeus, Clement Beaune, e o ministro delegado para Contas Públicas, Olivier Dussopt, visitam os portos das cidades de Boulogne-sur-Mer e Calais e o Eurotúnel.

Em seu tradicional discurso de Ano Novo, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse na quinta-feira que por trás do Brexit houve "muitas mentiras" e defendeu que "o Reino Unido continua sendo um vizinho e também amigo e aliado".