PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Unesco e Huawei fecham acordo para promover talento digital na América Latina

02/06/2021 01h08

Cidade do México, 1 jun (EFE).- O Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC) da Unesco assinou nesta terça-feira um acordo com a Huawei Technologies para promover conjuntamente o desenvolvimento de talento digital na América Latina.

As partes explicaram, em comunicado, que identificaram potenciais áreas de cooperação, como o desenvolvimento de habilidades digitais para mulheres e crianças, e programas de alfabetização digital para professores.

Também trabalharão em conjunto para ajudar a fornecer treinamento em habilidades digitais em comunidades vulneráveis e organizarão eventos para fomentar o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento do talento digital.

Durante um fórum virtual com a participação de especialistas, Claudia Uribe Salazar, diretora do OREALC, disse que a Unesco pretende promover a educação inclusiva.

"Desde o início da pandemia, a Unesco tem trabalhado ativamente com os ministérios da Educação e se associado com o setor privado para responder de maneira reativa a estes efeitos, levando em consideração a diversidade de contextos e realidades de nossa região, disse Uribe Salazar.

"As tecnologias de informação e comunicação estão sendo aliadas fundamentais para oferecer aprendizagem remota e flexível", acrescentou.

Catherine Chen, vice-presidente e membro do conselho de administração da Huawei Technologies, afirmou que a empresa investiu no desenvolvimento de talento digital ao redor do mundo e aumentou significativamente esse montante nos últimos anos, como parte de sua responsabilidade social corporativa.

"O talento digital se tornou fundamental para a nova economia digital e um pilar importante para a prosperidade futura. É importante que os setores público e privado trabalhem juntos pelo desenvolvimento do talento. Gostaríamos de ajudar a fechar a brecha digital, uma das metas mais importantes que encaramos nesta era digital", disse Chen.

Criado em 1963, OREALC busca apoiar os países-membros na melhora de seus sistemas de ensino, com a convicção de que a educação é um direito humano para todos.

A Huawei tem promovido o desenvolvimento de talento digital e a educação digital inclusiva nos últimos anos com projetos como o Seeds for the Future, o principal programa de responsabilidade social da empresa.

Além disso, a companhia chinesa mantém a ICT Academy em associação com universidades e instituições de ensino superior ao redor do mundo para oferecer treinamento em tecnologias digitais e certificação em tecnologia da informação e comunicações.