IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bukele traça plano para minerar bitcoin com energia geotérmica em El Salvador

09/06/2021 22h44

San Salvador, 9 jun (EFE).- O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, instruiu nesta quarta-feira a empresa estatal de energia geortérmica a preparar um plano para a mineração de bitcoin no país, após a aprovação de uma lei que adota a criptomoeda como moeda de curso legal.

Bukele anunciou no Twitter que pediu à LaGeo, subsidiária da Comissão Executiva Hidrelétrica do Rio Lempa (CEL), para "oferecer instalações" nas quais a mineração possa ser feita.

Para ser minerado, o bitcoin utiliza o método "proof of work" (prova de trabalho), no qual os mineradores, mediante equipamentos de computação, resolvem problemas matemáticos na blockchain. Os equipamentos que completam as tarefas mais rápido recebem as novas criptomoedas geradas.

De acordo com Bukele, estas instalações terão "energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável e zero emissão dos vulcões" de El Salvador.

A Assembleia Legislativa salvadorenha, de maioria governista, aprovou a Lei Bitcoin, que permitirá o curso legal da criptomoeda. Com isso, El Salvador se tornou o primeiro país no mundo a reconhecer o criptoativo como moeda legal de troca.

Esta lei versa unicamente sobre o bitcoin e não inclui outras criptomoedas, nem menciona outros projetos da tecnologia blockchain. A normativa foi apresentada na noite de terça-feira no Parlamento e foi aprovada sem uma maior discussão legislativa.

A noma indica que o câmbio entre bitcoin e dólar será estabelecido "livremente pelo mercado" e não estará sujeito a impostos sobre os ganhos de capital, assim como qualquer moeda de curso legal.