IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Taxa de inflação nos EUA sobe para 5% em maio

10/06/2021 13h45

Washington, 10 jun (EFE).- O índice de preços ao consumidor (IPC) nos Estados Unidos subiu 0,6% em maio e colocou a taxa de inflação anual em 5%, segundo informou nesta quinta-feira a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês).

A cifra interanual para maio excede os 4,2% em abril e é a mais alta registrada nos EUA desde agosto de 2008.

A alta mensal em maio, porém, é inferior à registrada em abril, quando os preços subiram 0,8%.

O aumento dos preços deveu-se, em grande parte, ao aumento dos preços dos carros usados (7,3%) e das passagens aéreas (7%).

Excluindo os preços de alimentos e combustíveis, os mais voláteis, o núcleo da inflação no mês passado foi de 0,7% e de 3,8% nos últimos 12 meses.

A alta dos preços em maio é divulgada uma semana antes da reunião da próxima semana do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) sobre política monetária.

O Fed tem rejeitado as pressões inflacionárias no país devido ao extraordinário estímulo fiscal implantado e ao aumento da demanda à medida que as restrições são suspensas devido à melhora da situação pandêmica no país.

Seu presidente, Jerome Powell, reconheceu que haverá aumentos de preços notáveis, mas que serão de natureza "temporária", razão pela qual insistiu que não pretende modificar as taxas de juros do banco central, atualmente entre 0% e 0,25%, para o resto do ano.