PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Portugal defende cabo submarino entre Brasil e Europa: "Instrumento básico"

25/06/2021 14h57

Bruxelas, 25 jun (EFE).- O primeiro-ministro português, António Costa, descreveu o novo cabo submarino que conecta Portugal ao Brasil como um "instrumento básico" entre a União Europeia (UE) e a América Latina.

"A ligação por cabo submarino de fibra ótica entre a Europa e a América do Sul é uma infraestrutura da maior importância possível", disse Costa ao rever os pontos-chave da presidência rotativa de Portugal no Conselho da UE neste semestre, antes de passar o bastão para a Eslovênia.

O cabo denominado EllaLink, aprovado em 2019 e inaugurado no último dia 1º de junho, conecta Fortaleza à cidade portuguesa de Sines e possibilita uma transmissão de dados mais rápida entre a Europa e a América Latina, eliminando pontes em terceiros países.

Em seu discurso, Costa lembrou que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou recentemente que os dados são uma matéria-prima básica nos dias de hoje.

"Por isso temos um instrumento básico para fazer circular este material entre duas regiões muito importantes, a América Latina, por um lado, e a Europa, pelo outro", completou.