PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Falha na rede elétrica centro-americana causa apagão em Honduras e Nicarágua

08/07/2021 01h11

San Salvador, 7 jul (EFE).- Uma falha de origem desconhecida na rede elétrica da América Central gerou um apagão total em Honduras e Nicarágua nesta quarta-feira, informou o Órgão Operador do Mercado Elétrico Regional, com sede em San Salvador.

Em comunicado, a entidade detalhou que às 19h (horário local; 16 em Brasília) houve uma "falha elétrica de magnitude regional" no sistema elétrico centro-americano, motivo pelo qual foi declarado "estado de emergência".

Houve uma "abertura das interconexões elétricas regionais, provocando apagão total em Honduras e Nicarágua, ficando somente interconectadas as áreas de Costa Rica e Panamá".

"As causas e a origem da falha elétrica" que gerou o apagão e afetou algumas áreas de Guatemala e El Salvador "ainda são desconhecidas".

Segundo constatou a Agência Efe, o serviço elétrico em Honduras ainda não foi restabelecido. Na capital nicaraguense, Manágua, o serviço voltou por volta das 14h30 locais. Na Nicarágua, o serviço foi retomado gradualmente em alguns dos 153 municípios a partir das 14h20, segundo relatos de residentes nas redes sociais.

A estatal Empresa Nacional de Energia Elétrica (ENEE) de Honduras calculam que demorará entre duas e três horas para restabelecer o fluxo.

No dia 9 de junho, uma falha no sistema elétrico regional provocou um apagão total na Nicarágua e parcial em outros países centro-americanos que durou mais de três horas. Autoridades nicaraguenses atribuíram tal apagão a uma falha entre México e Guatemala. EFE

hs/vnm

(foto)