PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Grécia reabre espaços internos para vacinados, apesar do avanço de variante

16/07/2021 20h30

Atenas, 16 jul (EFE).- Após quase 14 meses fechados, os espaços internos de restaurantes, bares e estabelecimentos de lazer na Grécia foram autorizados a reabrir a partir desta sexta-feira, mas apenas para pessoas vacinadas ou que se recuperaram da covid-19 recentemente.

Desde março de 2020, com o primeiro confinamento, as mesas do interior dos bares e restaurantes estavam guardadas em um canto. Hoje, voltaram a esperar pelos clientes.

Embora as novas medidas permitam a abertura dos espaços fechados de bares, restaurantes, boates, cinemas e teatros até o final de agosto, muitos negócios ainda não prepararam as áreas internas porque durante o verão do hemisfério norte a busca se concentra nas áreas externas, como varandas, calçadas e deques. Também é o caso dos cinemas, já que a maioria dos gregos prefere salas ao ar livre.

Serão as próprias empresas que deverão garantir a vacinação de seus clientes e colaboradores.

No final de junho, o governo grego anunciou que os setores de hotelaria, gastronomia e lazer poderiam decidir se abririam os interiores a todos ou apenas aos vacinados, neste caso com uma capacidade muito maior.

O decreto publicado nesta sexta-feira inclui pessoas que comprovarem ter contraído a doença nos últimos seis meses e acrescentou uma alteração de última hora ao estipular que os clubes ao ar livre só funcionarão, com 85% da capacidade, para vacinados e recuperados.

Essas mudanças se devem ao avanço galopante da variante Delta, que na véspera correspondeu a 50% dos contágios notificados na Grécia. O avanço fez o governo decidir endurecer o controle dos portos e determinar a obrigatoriedade da vacinação dos trabalhadores da saúde.

PUBLICIDADE