PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Presidente do México confirma 1 morte em incêndio em plataforma de petróleo

23/08/2021 16h02

Cidade do México, 23 ago (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, informou nesta segunda-feira que há, pelo menos, um morto devido a um incêndio na plataforma da companhia petrolífera Pemex, ocorrido ontem na costa do estado de Campeche, no Golfo do México.

"Um funcionário da Pemex perdeu a vida, há feridos e desaparecidos. Desejamos de todo o coração que os feridos se recuperem e que apareçam os que estão sendo reportados como desaparecidos", disse López Obrador, em entrevista coletiva.

O chefe de governo, no entanto, não apresentou números exatos envolvendo o incidente. Neste domingo, a empresa estatal havia informado apenas o registro de cinco pessoas apresentando ferimentos em decorrência do incêndio.

Nesta segunda-feira, a estatal mencionou em nota o registro de três feridos, além de uma pessoa em estado de choque e confirmou uma morte.

Além disso, a Pemex indicou que há cinco desaparecidos entre funcionários de empresas que trabalham em parceria com a companhia pública mexicana.

"Segue a busca exaustiva dos desaparecidos, enquanto se estabiliza a integridade das instalações e são avaliados os danos", indica nota da estatal.

O incidente aconteceu por volta de 15h10 pela hora local (17h10 de Brasília) deste domingo, na plataforma E-Ku A2, localizada na Sonda de Campeche. Pouco mais de uma hora depois, após a ativação de plano de emergência, o fogo controlado.

A Pemex informou que fará uma investigação para identificar a origem das chamas.

A plataforma, que faz parte do complexo de Ku-Maloob-Zaap (KMZ), é um centro de distribuição de gás e petróleo, que precisou ter o pessoal evacuado.

No início de julho, um escapamento de gás em uma tubulação marinha provocou um incêndio em pleno Golfo do México, também na costa do estado de Campeche. Dias depois, a Pemex indicou que o incidente havia sido causado por uma tempestade elétrica.

PUBLICIDADE