PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Primeiro voo de passageiros parte do aeroporto de Cabul em direção a Doha

09/09/2021 15h50

Cairo, 9 set (EFE).- O primeiro voo do aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, no Afeganistão, decolou nesta quinta-feira com direção a Doha, no Catar, com 115 passageiros a bordo de um avião da companhia aérea Qatar Airways, segundo informou a rede de televisão "Al Jazeera".

Este foi o primeiro voo internacional "regular" que partiu da capital afegã desde a saída dos últimos soldados das tropas dos Estados Unidos, ocorrida em 31 de agosto.

De acordo com a emissora catariana, os 115 passageiros a bordo da aeronave, em grande parte, são cidadãos afegãos, embora também haja pessoas de outras nacionalidades no voo.

Além disso, a "Al Jazeera" informou que o novo governo dos talibãs no Afeganistão deu sinal verde para que um grupo de aproximadamente 200 pessoas, entre elas, vários estrangeiros, incluindo americanos, saíssem do país.

Mais cedo, enviado do governo do Catar à Cabul, Mutlaq al Qahtani, revelou que o aeroporto da capital afegã teria operações retomadas ainda hoje.

"Não estamos falando de evacuação, mas sim de livre movimento", afirmou o representante do emirado árabe, que atua como mediador no conflito do Afeganistão.

Al Qahtani explicou será exigido passaporte ou outros documentos de viagem, além de uma passagem, para que seja autorizada a viagem, o que garante a "segurança dos voos internacionais".

O enviado pelo governo catariano ainda assegurou que o aeroporto estava pronto para voltar a operar, embora isso vá acontecer de maneira gradual. EFE

fa/bg

PUBLICIDADE