IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do Peru convida investidores e empresas a apostar no país

20/09/2021 22h18

Washington, 20 set (EFE).- O presidente do Peru, Pedro Castillo, fez um convite nesta segunda-feira para que investidores e empresas apostem no país, durante sessão virtual do Conselho Permanente da Organização de Estados Americanos (OEA), em que tentou afastar temores de um regime que seja contrário ao capital internacional.

"Nós não somos comunistas, não viemos expropriar a ninguém, não viemos afugentar os investimentos", garantiu.

Castillo fez o primeiro discurso no Conselho Permanente da OEA desde que foi eleito, em julho passado. Usando 'sombrero' de palha e afirmado que professor é sua profissão, Castillo garantiu que o Peru tem portas abertas para grandes investidores e empresários.

O presidente lembrou que o país é, principalmente, voltado para a mineração e tem "bastante riqueza", destacando em seguida que esta deve chegar "até o homem mais comum".

O chefe de governo lamentou que, atualmente, de cada dez crianças peruanas, quatro estão abaixo da linha da anemia e da pobreza, e que depois do fim da pandemia da covid-19, esse número deve subir para seis em cada dez.

Castillo prometeu que o governo que lidera se comprometeu a acabar com as desigualdades e o "grande flagelo" da corrupção.

"No Peru, temos corruptos de todos os tipos. A corrupção é um grande problema do meu país, e temos corruptos para exportar", afirmou o presidente.

O citar a OEA, Castillo defendeu que seja um "espaço igualitário, social, onde sejam garantidos os direitos humanos", e que aborde uma verdadeira democracia e igualdade de oportunidades, sem discriminações". EFE

lb/bg