PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Dólar volta a maior patamar do ano no mercado informal da Argentina

29/09/2021 00h14

Buenos Aires, 28 set (EFE).- O dólar no mercado informal na Argentina voltou a 187 pesos por unidade nesta terça-feira, um valor que já havia atingido no último dia 8, quando atingiu seu nível mais alto até agora neste ano.

O chamado "dólar blue" (mercado informal de varejo) avançou 50 centavos e fechou o dia a 187 pesos para venda.

Apesar de ter recuperado o maior preço em 2021, o "dólar blue" ainda está longe do recorde histórico de 195 pesos, registrado em outubro de 2020.

Analistas de mercado relacionam a demanda renovada por dólares à incerteza gerada pela política do Banco Central de emitir pesos e assistência ao Tesouro, dúvidas sobre o nível de reservas livremente disponíveis da autoridade monetária e a política econômica a ser adotada pelo governo até e após as eleições legislativas de novembro.

Segundo o economista Gustavo Ber, a "bateria de anúncios" feita pelo governo após a derrota do partido governista nas primárias de 12 de setembro "estão aprofundando os desequilíbrios fiscais e monetários".

Ber ressaltou nesta terça-feira que, no nível da taxa de câmbio, "as preocupações dos operadores continuam relacionadas à dinâmica das reservas líquidas" do Banco Central em combinação "com a montanha de pesos que continua a crescer".

Já o preço do dólar no mercado formal de varejo, onde as operações são limitadas pelas autoridades argentinas, fechou inalterado. No Banco Nación, estatal, a moeda americana permaneceu negociada a 103,75 pesos.

PUBLICIDADE