PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Economia dos EUA cresce 1,6% no segundo trimestre

30/09/2021 20h24

Washington, 30 set (EFE).- O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,6% no segundo trimestre de 2021 em relação aos três meses anteriores, sem mudanças em relação ao último cálculo, informou nesta quinta-feira o Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês).

O terceiro e último cálculo da atividade econômica trimestral, que na taxa anual cresceu 6,7%, levemente acima dos 6,6% da estimativa anterior, reflete o impacto positivo da reabertura de negócios, das férias e dos programas de estímulo do governo.

Mais uma vez, o relatório oficial sublinhou que no trimestre passado "os pagamentos governamentais sob a forma de empréstimos e fundos às autoridades estaduis e locais aumentaram, enquanto os benefícios sociais para as famílias, como as transferências diretas, diminuíram".

O valor da atividade econômica nos EUA, a maior economia do mundo, já se encontra acima dos níveis pré-pandemia. No entanto, as últimas estimativas do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, apontam para um abrandamento do ritmo de expansão econômica à medida que os planos de estímulo fiscal diminuem gradualmente e os problemas da cadeia de abastecimento global persistem no segundo semestre.

Há uma semana, o Fed reduziu levemente a previsão de crescimento no final do ano de 2021 para 5,9%, que contrasta com os 7% de três meses antes, mas ainda se mantém robusta após a contração de 3,4% em 2020. EFE

PUBLICIDADE