PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Vargas Llosa aparece como dono de "offshore" nas Ilhas Virgens Britânicas

05/10/2021 03h31

Lima, 4 out (EFE).- O escritor e prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa está entre as personalidades citadas na investigação Pandora's Papers, tendo tido uma empresa offshore em seu nome no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas.

De acordo com informações reveladas nesta segunda-feira pelos jornais "El País" e "La Sexta" e o site peruano de jornalismo investigativo "Convoca", Vargas Llosa foi o proprietário da empresa Melek Investing entre 2015 e 2017.

De acordo com o documento de aquisição, a empresa recebeu um capital de US$ 1,1 milhão, cuja conta seria administrada pelo banco de investimentos americano Jefferies para investimento em vários instrumentos financeiros.

O dinheiro, de acordo com os veículos que divulgaram a notícia, veio de "royalties das vendas de seus livros e de várias propriedades que ele havia vendido recentemente em Londres e Madri".

A aquisição desta empresa foi feita com a assessoria da empresa panamenha Overseas Management Company (OMC), para quem a agente literária Carmen Balcells escreveu uma carta de recomendação em favor de Vargas Llosa, classificando-o como um cliente de "boa reputação".

Balcells afirmou aos veículos que noticiaram o caso que a "offshore" foi criada pelo Jefferies para administrar uma carteira de investimentos após o divórcio do escritor de Patricia Llosa. EFE

PUBLICIDADE