PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

FMI anuncia redução das projeções ainda por conta da pandemia

06/10/2021 00h55

Washington, 5 out (EFE).- A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta terça-feira que a economia mundial "ainda está mancando" devido à crise causada pela pandemia, por isso a instituição revisará para baixo suas projeções de crescimento global.

Em palestra virtual na Universidade Bocconi, em Milão (Itália), Georgieva destacou como principais obstáculos à recuperação econômica a grande divergência entre a vacinação em países avançados e em desenvolvimento, o aumento da inflação e o elevado peso da dívida.

"Estamos diante de uma recuperação global que ainda está mancando devido à pandemia e seu impacto. Não conseguimos caminhar direito, é como andar com pedras nos sapatos", afirmou.

Como resultado, anunciou que as previsões de crescimento global para 2021, que o FMI apresentará na próxima semana durante sua reunião anual com o Banco Mundial, serão inferiores aos 6% calculados há três meses.

Kristalina Georgieva garantiu que os EUA e China continuam sendo "os motores vitais" do crescimento, embora "seu ímpeto esteja desacelerando", acrescentando que a Europa e algumas economias emergentes ainda mantêm uma notável recuperação.

"Em contrapartida, em muitos países o crescimento continua piorando, dificultado pela falta de acesso a vacinas e restrições fiscais. E essa divergência nas fortunas econômicas está se tornando mais persistente", alertou.

Sobre a inflação, Georgieva reconheceu a "rápida" recuperação experimentada em muitos países nos últimos meses, especialmente o aumento de 30% nos preços dos alimentos no ano passado.

No entanto, ela insistiu que espera que os preços "sejam moderados ao longo de 2022".

Por último, a economista búlgara também alertou para a forma como a dívida global disparou, que já está acima de 100% em relação ao PIB, devido à resposta dos governos para enfrentar a pandemia e a queda da receita tributária. EFE

PUBLICIDADE