PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

República Dominicana teve recorde de turistas recebidos em setembro

10/10/2021 19h23

Santo Domingo, 10 out (EFE).- A República Dominicana divulgou neste domingo que recebeu 365.544 turistas ao longo do mês de setembro, o que representa um recorde absoluto para o país e indica o retorno da atividade no principal setor da economia do país.

O dado anunciado hoje supera em 14% a marca alcançada em setembro de 2019, antes que a pandemia da covid-19 assolasse o planeta.

O ministro do Turismo dominicano, David Collado, que foi o responsável por divulgar os números, classificou o número de turistas no mês passado como "histórico.

O integrante do governo destacou que o resultado foi alcançado mesmo com países importantes na emissão de visitantes, como Canadá, França e Reino Unido, ainda tenham restrições de viagens internacionais.

A recuperação do turismo dominicano, no entanto, é sustentada, principalmente, pelos Estados Unidos, que é o primeiro mercado, e graças também à reabertura do turismo com a Rússia.

De acordo com dados oficiais, 86,5% das acomodações de hotéis na República Dominicana, que em maioria, são controlados por investidores espanhóis, estão ativos, sendo que 54,5% foram ocupadas em setembro.

O mês é considerado um dos piores nas praias do país, devido ao ápice da temporada de furacões no Oceano Atlântico.

Para a alta temporada, no Natal e início de 2022, Collado admite ter perspectivas muito boas, e classificou o próximo ano como "o ano da recuperação".

Segundo dados de reservas de voo do site "ForwardKeys", citados pelo ministro, a República Dominicana foi a líder em recuperação do turismo na América Latina, superando em porcentagem de aumento de reservas o México e o Brasil.

As reservas de passagens aéreas para o período de outubro a dezembro deste ano são de 12% a 22% superior às feitas no mesmo período de 2019.

Com isso, até dezembro, o Ministério do Turismo espera a chegada de até 1,5 milhão de turistas estrangeiros. Ao longo de todo o ano de 2021, a previsão é de 4,8 milhões.

"Números que não eram nem sequer sonhados no início do ano", admitiu Collado.

Segundo projeções oficiais, o turismo, principal setor dominicano apresenta o dobro de crescimento do restante da economia do país, que terá alta de 10% neste ano.

Além disso, a criação de empregos nas atividades turísticas acontece em ritmo mais rápido, já que foram 152 mil postos formais criados em agosto, 82% a mais do que antes da pandemia. EFE

mp/bg

(foto) (vídeo)

PUBLICIDADE