IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carlos França se reúne com chanceler uruguaio em Montevidéu

18/10/2021 23h08

Montevidéu, 18 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, se reuniu nesta segunda-feira em Montevidéu com o chanceler do Uruguai, Francisco Bustillo.

A pauta do encontro não foi divulgada, mas um tema que pode ter entrado na agenda é o desejo manifestado por Uruguai e Brasil em várias ocasiões aos parceiros de Mercosul, Argentina e Paraguai, de tornar o bloco mais flexível, e outro é o recente anúncio do governo do presidente Luis Lacalle Pou de iniciar o caminho para um possível acordo bilateral de livre-comércio com a China.

Dias atrás, o chanceler uruguaio confirmou que uma equipe supervisionada por ele e pela ministra de Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, tinha iniciado os trabalhos prévios à negociação do acordo com o país asiático, anunciada em 7 de setembro por Lacalle Pou.

Bustillo e Arbeleche viajaram ao Brasil em junho e se reuniram com ministros brasileiros para compartilhar pontos de vista sobre assuntos da agenda em comum.

Também foram realizadas reuniões bilaterais entre os chanceleres dos países do Mercosul, o último na sexta-feira passada, entre o argentino Santiago Cafiero e o paraguaio Euclides Acevedo, que concordaram com a análise da tarifa externa comum.

Uma semana antes, França recebeu Cafiero em reunião na qual foi anunciado que Brasil e Argentina alcançaram o "consenso necessário" para uma redução de 10% na tarifa, o que foi um sinal de que diminuiu a tensão no bloco após divergências sobre a estratégia de abertura do comércio.

O processo de revisão da tarifa começou há dois anos e chega a um máximo de 35%, enquanto a taxa média aplicada é de 12%, em comparação com uma média global de 5,5%. EFE