IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Secretária de Comércio espanhola visita Brasil para reforçar laços bilaterais

28/10/2021 18h52

São Paulo, 28 out (EFE).- A secretária de Estado do Comércio da Espanha, Xiana Méndez, iniciou nesta quinta-feira uma visita de dois dias a São Paulo para estreitar os laços econômicos e apoiar as empresas espanholas que atuam no Brasil.

Méndez se reunirá com diversas empresas espanholas estabelecidas no país, bem como com autoridades municipais, estaduais e federais, com o objetivo de estreitar as relações comerciais e explorar novas oportunidades na maior economia da América Latina.

A agenda da viagem começou com um encontro com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), no qual os dois discutiram o interesse das empresas espanholas em fortalecer sua presença em projetos de equipamentos, infraestrutura e serviços na capital paulista.

Também está na agenda de hoje uma reunião entre Xiana Méndez e o secretário de Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, Henrique Meirelles. Segundo fontes oficiais espanholas, os dois vão analisar, entre outras questões, "as perspectivas de crescimento e reformas estruturais no Brasil", em um momento de incertezas devido às manobras fiscais do governo de Jair Bolsonaro para aumentar as despesas sociais em 2022, ano que tentará a reeleição.

Amanhã, Méndez visitará o centro de controle da empresa espanhola Prosegur e se encontrará com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a quem entregará posteriormente o Prêmio Personalidade Brasileira 2020 da Câmara Oficial de Comércio Espanhola no Brasil. A homenagem não pôde ser realizada no ano passado devido à pandemia de covid-19.

O Brasil é o segundo principal destino das exportações espanholas na América Latina, e o fluxo comercial bilateral está experimentando uma "clara recuperação" em 2021, com "níveis semelhantes aos de 2019", segundo a Embaixada da Espanha no Brasil.

Xiana Méndez voltará ao Brasil em dezembro, para promover um evento com empresários, desta vez no Recife, voltado aos setores de infraestrutura, água e meio ambiente. EFE

PUBLICIDADE