PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

UE e Paraguai discutem colaboração por ratificação de acordo comercial

29/10/2021 00h59

Bruxelas, 28 out (EFE).- O alto representante da União Europeia (UE) para Política Exterior, Josep Borrell, e o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Euclides Acevedo, se reuniram nesta quinta-feira e defenderam uma colaboração próxima para conseguir, em 2022, a ratificação do acordo entre o bloco europeu e o Mercosul.

"A União Europeia espera trabalhar em estreita colaboração com o Paraguai, durante seu período na presidência do Mercosul no próximo ano, com intuito de concluir o acordo de associação", disse Borrell a Acevedo, segundo divulgou o Serviço Europeu de Ação Exterior.

"O acordo proporcionará um marco para fortalecer e modernizar nossas relações", completou o diplomata espanhol.

A UE assinou o pacto com o Mercosul em 2019, após 20 anos de negociações, e espera abrir um mercado de 266 milhões de pessoas, no entanto, o processo de ratificação segue estagnado.

A França ainda tem dúvidas sobre a confirmação, enquanto a Áustria já vetou o acordo oficialmente, devido a política ambiental do atual governo do Brasil, em movimento apoiado por Holanda, Bélgica e Irlanda, assim como pelo Parlamento Europeu.

Borrell e o chanceler paraguaio também discutiram a relação bilateral, que concordaram ter se "fortalecido ainda mais nos últimos anos".

Além disso, os dois falaram sobre a próxima reunião do comitê conjunto UE-Paraguai, que acontecerá em novembro, em Assunção, assim como outros acontecimentos regionais da América Latina. EFE

PUBLICIDADE