PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Presidente do Peru anuncia aumento de 7,5% no salário mínimo

Pedro Castillo fez anúncio durante o balanço dos seus primeiros cem dias - Ricardo Moreira/Getty Images
Pedro Castillo fez anúncio durante o balanço dos seus primeiros cem dias Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

10/11/2021 21h51

Lima, 10 nov (EFE).- O presidente de Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira que em dezembro o governo aumentará em 7,53% o salário mínimo, que chegará a mil sóis, o equivalente a cerca de R$ 1,3 mil.

O salário mínimo é de 930 sóis desde abril de 2018, quando o governo do então presidente Pedro Pablo Kuczynski aprovou um aumento de 9,41%.

Se este aumento for implementado, os trabalhadores formais receberão 70 sóis (cerca de R$ 65) a mais por mês na remuneração bruta.

O anúncio desta medida vem depois de a inflação até agora registrada em 2021 ser superior a 5%, a mais alta dos últimos 12 anos. Este aumento também compensaria parcialmente a depreciação do sol em relação ao dólar nos últimos três anos e meio.

O aumento do salário mínimo foi um dos anúncios feitos por Castillo durante o balanço dos seus primeiros cem dias, apresentado em comício na praça principal de Huamanga, a capital da região de Ayacucho.

Este aumento beneficiará uma pequena porcentagem de trabalhadores, uma vez que o Peru tem uma taxa de informalidade laboral de cerca de 70%, o que significa um grande volume da economia da qual o Estado não cobra impostos. EFE

PUBLICIDADE