PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Sánchez: "Espanha sempre vai liderar na Europa apoio à América Latina"

12/11/2021 03h20

Madri, 11 nov (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, reuniu-se nesta quinta-feira com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, a quem transmitiu o desejo da Espanha de liderar na Europa o apoio à América Latina.

Para Sánchez, "a Espanha é uma peça-chave no processo", devido à "inclinação natural para a América Latina, e também por causa do efeito de alavanca" que pode exercer sobre os parceiros europeus, informou a Presidência do Governo espanhol em comunicado.

"Nosso país sempre vai liderar na Europa o apoio à América Latina. Aumentar os recursos para a região é uma prioridade", disse Sánchez no encontro, segundo a nota.

Este foi o primeiro encontro bilateral entre os dois líderes desde a eleição de Claver-Carone, em 2020. Os dois abordaram a situação econômica na América Latina, assim como o impacto da pandemia de covid-19 e os avanços na vacinação.

Eles também discutiram a situação dos migrantes e refugiados venezuelanos, a possibilidade de atrair investimentos para a América Latina e a posição da Espanha como um parceiro estratégico da região.

O presidente do BID, que visita a Espanha, participou ontem de um fórum no qual falou a um grupo de empresários espanhóis com interesses na América Latina sobre oportunidades de investimento na região. EFE

PUBLICIDADE