Biden nomeia Jerome Powell para segundo mandato no comando do Fed
"O presidente Powell proporcionou uma liderança forte durante um período de desafios sem precedentes, incluindo a maior contração econômica da história moderna", disse a Casa Branca em comunicado.
Biden nomeou também Lael Brainard, que faz parte do conselho de governadores do Fed, como nova vice-presidente do banco central.
O mandatário ressaltou a sua confiança de que Powell e Brainard "continuarão a se concentrar em manter a inflação baixa, os preços estáveis e a alcançar o pleno emprego". Ambas as nomeações devem ser aprovadas pelo Senado dos EUA.
Powell conduziu o Fed através da crise econômica aguda provocada pela pandemia de covid-19, e perante a qual lançou um extraordinário pleno de estímulo monetário.
O banco central americano tem mantido as taxas de juro na faixa de 0% a 0,25% desde março de 2020, e depois lançou um programa mensal de compra de bônus. A grande preocupação agora é a alta inflação nos EUA, que fechou outubro em 6,2%, a taxa mais alta em três décadas.
O Fed tem insistido que este é um fenômeno "transitório", embora tenha reconhecido que durará mais tempo do que o previsto, e espera que a inflação seja moderada até meados de 2022.
A economia americana registrou uma recuperação gradual em 2021, e a taxa de desemprego situou em 4,6% em outubro, após meses acima dos 10% no ano passado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.