PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Biden nomeia Jerome Powell para segundo mandato no comando do Fed

22/11/2021 14h58

Washington, 22 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira a nomeação de Jerome Powell para um segundo mandato no comando do Federal Reserve (Fed), um sinal de continuidade no banco central em meio a crescentes preocupações sobre a elevada inflação no país.

"O presidente Powell proporcionou uma liderança forte durante um período de desafios sem precedentes, incluindo a maior contração econômica da história moderna", disse a Casa Branca em comunicado.

Biden nomeou também Lael Brainard, que faz parte do conselho de governadores do Fed, como nova vice-presidente do banco central.

O mandatário ressaltou a sua confiança de que Powell e Brainard "continuarão a se concentrar em manter a inflação baixa, os preços estáveis e a alcançar o pleno emprego". Ambas as nomeações devem ser aprovadas pelo Senado dos EUA.

Powell conduziu o Fed através da crise econômica aguda provocada pela pandemia de covid-19, e perante a qual lançou um extraordinário pleno de estímulo monetário.

O banco central americano tem mantido as taxas de juro na faixa de 0% a 0,25% desde março de 2020, e depois lançou um programa mensal de compra de bônus. A grande preocupação agora é a alta inflação nos EUA, que fechou outubro em 6,2%, a taxa mais alta em três décadas.

O Fed tem insistido que este é um fenômeno "transitório", embora tenha reconhecido que durará mais tempo do que o previsto, e espera que a inflação seja moderada até meados de 2022.

A economia americana registrou uma recuperação gradual em 2021, e a taxa de desemprego situou em 4,6% em outubro, após meses acima dos 10% no ano passado. EFE

PUBLICIDADE