PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

OMC suspende cúpula ministerial devido a nova variante do coronavírus

27/11/2021 00h18

Genebra, 26 nov (EFE).- A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu nesta sexta-feira adiar a XII Conferência Ministerial que planejava realizar na próxima semana devido às restrições de viagem que diversos países emitiram para evitar a propagação da variante ômicron do coronavírus, informaram à Agência Efe fontes da entidade.

A decisão foi tomada em uma reunião de emergência do Conselho Geral da OMC em um dia em que vários governos suspenderam voos de e para o sul da África devido à nova variante, detectada nessa região e considerada de risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A suspensão da importante reunião que aconteceria em Genebra, na Suíça, ocorreu quando os grupos de negociação estavam finalizando um possível acordo para eliminar globalmente os subsídios à pesca, e também discutindo uma possível suspensão das patentes sobre a fabricação de vacinas e outros tratamentos para a covid-19.

Um dos países que lançou essa proposta de suspensão de patentes foi a África do Sul, agora o mais afetado pela variante ômicron, com a qual os cientistas estão preocupados devido a sua maior transmissibilidade e facilidade de desenvolvimento de mutações.

A edição desta conferência ministerial, que a OMC realiza aproximadamente a cada dois anos, teve que ser suspensa devido à pandemia no ano passado, quando estava programada para acontecer em Nursultan, capital do Cazaquistão.

Os ministros do comércio dos países membros da OMC não se reúnem em um evento da entidade desde a edição de dezembro de 2017, em Buenos Aires. EFE

PUBLICIDADE