IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IICA e Prefeitura de São Paulo promovem agenda de agricultura urbana

01/12/2021 06h54

San José, 30 nov (EFE).- O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Prefeitura de São Paulo vão estimular uma agenda de agricultura urbana para contribuir com a melhora da qualidade de vida das pessoas, informou a entidade nesta terça-feira.

O diretor geral do IICA, Manuel Otero, em viagem pelo Brasil, se reuniu com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para assinar um protocolo de intenções com a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da cidade.

O intercâmbio visa contribuir da forma mais eficaz possível para aumentar a competitividade dos sistemas agroalimentares, para melhorar o desenvolvimento sustentável da agricultura, a segurança alimentar e a redução da pobreza em São Paulo.

"Este protocolo e este encontro com a maior cidade sul-americana representa um ato da maior importância, uma vez que estamos construindo uma ponte com a Câmara Municipal de São Paulo, visando transformar e melhorar as condições de vida de todas as pessoas que vivem nas periferias urbanas, procurando produzir mais e melhores alimentos e proteger o meio ambiente", disse Otero.

Além da agricultura urbana, o diretor geral do IICA discutiu com Nunes e o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Fernando Pinheiro, sobre a Cúpula dos Sistemas Alimentares, organizada pelas Nações Unidas em setembro, e a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) realizada em Glasgow, na Escócia.

Na cidade de São Paulo, Otero também se reuniu com o CEO da Mafrig Global Foods, Miguel de Souza Gularte; com o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Meloni Nassar, e com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, atual Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP).

Parte da agenda de Otero no Brasil inclui Brasília, onde estão agendadas reuniões com os ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento Regional; Relações Exteriores; a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; os embaixadores de Argentina e Alemanha, entre outros. EFE