PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Equador e Colômbia anunciam reabertura da fronteira entre os países

18/12/2021 03h46

Cartagena/Quito, 17 dez (EFE).- Equador e Colômbia anunciaram, nesta sexta-feira, a reabertura da passagem internacional de Rumichaca na fronteira entre os dois países, que esteve fechada devido à pandemia do coronavírus.

"Com base nas diretrizes para a reabertura da fronteira equatoriana com a Colômbia apresentadas pelos Ministérios da Saúde Pública, Transporte e Obras Públicas e Ministério das Relações Exteriores e aprovadas pelo COE Nacional, ordena-se a abertura imediata do posto fronteiriço de Rumichaca", diz um comunicado do Comitê Nacional de Operações de Emergência (COE) equatoriano.

A abertura será efetiva "para a entrada e saída de veículos de todos os meios de transporte, bem como fluxos de pedestres, cumprindo todas as medidas de biossegurança e requisitos de entrada estabelecidos pela autoridade sanitária nacional".

"Quero também expressar a todo o povo equatoriano este sentimento de fraternidade que também se materializa com a abertura das fronteiras para a circulação de nosso povo, a circulação de nosso transporte e para continuar a reforçar a reativação econômica através do fortalecimento da conectividade", disse o presidente colombiano, Iván Duque.

A ponte Rumichaca conecta as cidades de Ipiales (Colômbia) e Tulcán (Equador).

Na última quarta-feira, Equador e Colômbia reabriram suas fronteiras terrestres para a passagem, de até 11 quilômetros, de caminhões de carga pesada, de forma a facilitar o transporte de mercadorias entre os dois países.

Equador e Colômbia fecharam sua fronteira comum em março de 2020 com a declaração do estado de emergência devido à pandemia da covid-19, e em setembro do mesmo ano, a abriram para a passagem de mercadorias por meio de um protocolo especial de transbordo. EFE

PUBLICIDADE