PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Presidente do Uruguai anuncia possível TLC com Turquia

23/12/2021 14h43

Montevidéu, 23 dez (EFE).- O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou que o país iniciará os estudos para um possível Tratado de Livre Comércio (TLC) com a Turquia.

O anúncio foi feito antes de ele embarcar para o Congo, onde vai passar a véspera de Natal com o contingente militar uruguaio que atua no país africano em uma missão de paz.

Em entrevista ao principal noticiário do "Canal 4" na noite de quarta-feira, Lacalle Pou afirmou que seu governo havia recebido uma proposta da Turquia para iniciar as negociações de um TLC "a partir de março".

O presidente uruguaio reiterou a ideia que vem defendendo desde o início de seu mandato, em 1º de março de 2020, de que o país deve estar "aberto ao mundo, jogando nas grandes ligas", porque, conforme destacou, "os uruguaios vencem nas grandes ligas".

Em setembro, o Uruguai anunciou o início de um estudo de pré-viabilidade para um possível TLC com a China, principal mercado para suas exportações, que não pôde ser concluído ainda neste ano, explicou Lacalle Pou na entrevista.

Ele reconheceu que seria "um sonho" fechar um acordo comercial da mesma natureza com os Estados Unidos, mas disse que o governo de Joe Biden "não está em sintonia" e "tem outras prioridades". EFE

PUBLICIDADE