PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Colômbia tem panorama econômico animador para 2022, segundo BTG Pactual

29/12/2021 03h34

Bogotá, 28 dez (EFE).- A Colômbia tem uma perspectiva econômica animadora para 2022, apesar da alta inflação esperada no primeiro semestre, de acordo com projeções do banco de investimentos BTG Pactual, divulgadas nesta terça-feira.

"Em um contexto de recuperação econômica, após uma queda do PIB (em 2020) e um aumento do desemprego para níveis históricos, as perspectivas para 2022 são animadoras", disse o relatório.

O BTG Pactual destacou que ao longo dos anos a Colômbia tem demonstrado um crescimento relativamente estável e o ano de 2021, segundo o banco, não foi exceção.

"O país teve um dos melhores crescimentos das últimas décadas, pois o crescimento do PIB será de cerca de 9,7%, de acordo com projeções oficiais", acrescenta a nota oficial.

Na opinião do presidente do BTG Pactual, Armando Montenegro, a fim de dar estabilidade à economia é necessário manter um crescimento dinâmico em 2022.

"Mas isso vem com vários desafios, entre eles a incerteza devido ao futuro da pandemia, incluindo o progresso na vacinação, e o panorama eleitoral das eleições presidenciais", afirmou Montenegro.

A Colômbia realizará o primeiro turno das eleições presidenciais em 29 de maio do ano que vem, para as quais as pesquisas mostram o senador de esquerda Gustavo Petro como o favorito.

Por sua vez, o diretor de pesquisa econômica para a Região Andina do BTG Pactual, Munir Jalil, disse que entre os fatores a serem considerados está a persistência da inflação, que será mantida durante a primeira metade de 2022 e depois começará a convergir com a meta de 3% estabelecida pelo Banco da República - a autoridade monetária do país. A inflação nos últimos 12 meses na Colômbia foi de 5,26%, bem acima da meta.

"Entretanto, é importante notar que a inflação será maior se os choques de fornecimento durarem mais do que o esperado", ponderou Jalil.

Quanto ao mercado de câmbio, o especialista afirmou que o dólar, que hoje em dia está acima de 4 mil pesos, poderia cair depois de 2022, mas ainda assim, permaneceria acima de 3,8 mil pesos colombianos. EFE

PUBLICIDADE