PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Governo do Equador decide não elevar preço da gasolina

29/12/2021 03h40

Quito, 28 dez (EFE).- O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou nesta terça-feira que seu governo não aumentará os preços da gasolina, considerando que tal decisão é do interesse do povo, informou a Secretaria Geral de Comunicação.

"Não vamos aumentar os preços dos combustíveis", declarou expressamente o presidente após concluir uma cerimônia militar na cidade de Guayaquil. De acordo com a Secretaria Geral de Comunicação, Lasso deixou claro que sua decisão foi tomada no interesse do povo equatoriano.

Em outubro passado, o governo suspendeu uma regulamentação pela qual os preços dos combustíveis sofreriam um reajuste mensal, e emitiu outra com a qual aumentou o preço da gasolina, o que gerou tumultos e protestos de grupos sociais.

A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), que no início de novembro do ano passado se aproximou do governo para dialogar, manteve seus desentendimentos com Lasso e sua equipe e insistiu em convocar protestos para janeiro sobre essa e outras demandas.

O governo havia oferecido ao Conaie, no âmbito do processo de diálogo, que teria uma resposta sobre a questão do combustível antes do final do ano. Até agora, a Confederação não se manifestou sobre a decisão do presidente de desistir do aumento no preço da gasolina. EFE

PUBLICIDADE