PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Portugal vive 1º dia útil de 2022 com teletrabalho e escolas fechadas

03/01/2022 14h48

Lisboa, 3 jan (EFE).- Portugal vive nesta segunda-feira um cenário de reativação do teletrabalho e de escolas fechadas, como tentativa de evitar o avanço da variante ômicron do coronavírus, que fechou o ano de 2021 com recordes de contágios.

A redução das atividades sociais responde à chamada "semana de contenção" decretada pelo governo, que ficará em vigor até 9 de janeiro.

Teletrabalho, fechamento de creches e escolas, restrições de público em restaurantes e estabelecimentos de funcionamento noturno marcam a primeira semana de 2022 no país.

A campanha de testes em massa lançada pelas autoridades portuguesas confirmou que a ômicron responde por quase 83% dos novos casos.

Em Lisboa, os passageiros de um navio de cruzeiro da empresa alemã AIDA começaram hoje a ser enviados de volta a seus países de origem depois que a companhia decidiu suspender a viagem por causa de um surto de covid que afetou cerca de 70 pessoas a bordo.

O navio, com cerca de 4.000 passageiros, incluindo turistas e tripulação, atracou no porto de Lisboa em 29 de dezembro e planejava chegar às Ilhas Canárias.

Passageiros que testaram negativo serão levados ao aeroporto de Lisboa hoje para retornar a seus países de origem.

Portugal, com uma população de 10,3 milhões de habitantes, acumulou 1.412.936 casos de covid e 18.976 mortes pela doença desde o início da pandemia. EFE

PUBLICIDADE