PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BID destaca importância da A. Latina para facilitar fluxo de matérias-primas

28/03/2022 20h54

Washington, 28 mar (EFE).- O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, afirmou nesta segunda-feira que a América Latina e o Caribe devem "desempenhar um papel importante" para "compensar" o impacto da guerra na Ucrânia nos mercados globais de matérias-primas.

Essa afirmação foi feita por Claver-Carone no início da reunião anual do BID, que está sendo realizada virtualmente devido à pandemia da covid-19, comentando as consequências da invasão russa da Ucrânia, especialmente as alterações nas cadeias de abastecimento globais.

"Não só temos de trabalhar em conjunto para mitigar os efeitos econômicos na região, mas acredito que a América Latina e o Caribe podem desempenhar um papel importante na compensação dos impactos nas matérias-primas para todo o mundo", disse o presidente da instituição.

Claver-Carone advertiu que alguns desses efeitos já começaram a ser sentidos "nos mercados financeiros, inflação e mudanças nos fluxos de matérias-primas como gás, trigo e metais", e pediu à região que reforce seu potencial para se tornar um fornecedor confiável.

A invasão da Ucrânia pela Rússia ameaça "agravar seriamente a insegurança alimentar" em todo o mundo devido ao papel de ambos os países como gigantes exportadores de cereais e fertilizantes, tornando os produtos mais caros, alertou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) neste mês.

A reunião anual do BID, que reúne os principais líderes econômicos da América Latina, tem como foco a recuperação e o crescimento sustentável pós-pandemia. EFE