PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

GOL e Avianca unem operações e criam Grupo Abra

11/05/2022 15h56

Bogotá, 11 mai (EFE).- As companhias aéreas GOL e Avianca anunciaram nesta quarta-feira a união de suas operações com a criação do Grupo Abra, holding que pretende se tornar líder no setor de transporte aéreo na América Latina.

"Juntas, Avianca e GOL serão a base de uma rede de companhias aéreas latino-americanas que terão os menores custos unitários em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios complementares", disse a Avianca em comunicado.

A companhia aérea colombiana acrescentou que tanto ela como a GOL "vão manter suas marcas, talentos, equipes e cultura de forma independente, ao mesmo tempo em que se beneficiarão de maiores eficiências e investimentos sob propriedade comum".

De acordo com Avianca, a criação do Grupo Abra, que terá sede no Reino Unido, é resultado de um "acordo histórico" entre seus principais acionistas e o controlador da GOL, uma transação que está sujeita às habituais aprovações regulatórias.

Com este acordo, "o Grupo Abra controlaria a Avianca e a GOL, reunindo estas marcas icônicas sob uma única holding", acrescenta a nota.

CONGLOMERADO LATINO.

A Avianca, que em 29 de abril anunciou um acordo de integração com a Viva Air, disse que "o Grupo Abra também terá 100% dos direitos econômicos para as operações da Viva em Colômbia e Peru, mas não a controlará, e contará com um crédito conversível em um investimento representando uma participação minoritária na Sky Airline, do Chile".

Na estrutura do conglomerado, Roberto Kriete, principal acionista da Avianca e presidente do conselho, ocupará a mesma posição no Grupo Abra, enquanto Constantino de Oliveira Junior, presidente do conselho da GOL, será CEO da nova empresa.

Adrian Neuhauser, atual presidente da Avianca, e Richard Lark, atual diretor financeiro da GOL, vão manter os cargos nas companhias aéreas.

"Nossa visão é criar um grupo aéreo capaz de enfrentar os desafios do século XXI e melhorar a experiência de voo para nossos clientes, funcionários, parceiros e as comunidades nas quais operamos", afirmou Kriete no comunicado.

Por sua vez, Constantino de Oliveira Junior destacou que este acordo "coloca as companhias aéreas da Abra em uma posição de liderança no mercado de transporte aéreo na região, podendo atender uma população de mais de 1 bilhão de pessoas".

De acordo com as informações, o Grupo Abra "fornecerá uma plataforma que permitirá às companhias aéreas operadoras reduzir ainda mais seus custos, obter maiores economias de escala, continuar operando uma frota de aeronaves de última geração e expandir suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade".

A Avianca é a companhia aérea líder em Colômbia, América Central e Equador, operando 3.800 voos semanais em 130 rotas com uma frota de mais de 110 aeronaves Airbus 320 e Boeing 787 Dreamliner, conectando-se a cerca de 65 destinos nas Américas e Europa.

A GOL, que disputa a liderança do mercado brasileiro com Azul e Latam, opera uma frota padronizada de 142 aeronaves Boeing 737. EFE