PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Inflação nos Estados Unidos sobe 0,3% em abril

11/05/2022 16h06

Washington, 11 mai (EFE).- A inflação nos Estados Unidos subiu 0,3% em abril deste ano, na comparação com o resultado de março, informou nesta quarta-feira o Escritório de Estatísticas Trabalhistas do país.

Já em relação a abril de 2021, o Índice de Preços ao Consumidor subiu 8,3%, ainda segundo o órgão.

Esta é a primeira vez que a inflação interanual cai - embora ligeiramente - após sete meses de escalada. Caso o movimento se repita na próxima medição, referente a maio, consolidaria uma desaceleração nos preços ao consumidor nos Estados Unidos.

Ainda assim, a inflação continua alta, no patamar mais alto em 40 anos.

Os preços de energia (que incluem gasolina, petróleo bruto, energia elétrica e gás natural) aumentaram 30,3% nos últimos 12 meses, impulsionados pelo aumento de 80,5% nos preços do petróleo bruto, enquanto que a gasolina aumentou 43,6%.

Em variação mensal, os preços ao consumidor de energia foram 2,7% mais baixos em abril do que em março, sendo a energia um dos principais contribuintes para a moderação da inflação no mês passado.

Os preços dos alimentos, por outro lado, aumentaram 9,4% em um ano, especialmente aqueles relacionados às compras nos supermercados, que aumentaram 10,8%, enquanto os dos alimentos nos restaurantes aumentaram 7,2%.

Os preços de imóveis, um dos fatores mais importantes no cálculo da inflação básica, aumentaram 5,1% em um ano, com um aumento mensal de 0,5%.

No setor automotivo, os preços dos carros novos aumentaram 13,2% em um ano, e os dos carros usados aumentaram 22,7%.

A nota interessante neste segmento é que nos últimos meses os preços dos veículos usados (que estavam em alta no final de 2021) começaram a cair (-0,2% em fevereiro, -3,8% em março e -0,4% em abril). EFE