PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Rússia trabalha em mecanismos financeiros alternativos para a América Latina

08/06/2022 20h59

Moscou, 8 jun (EFE).- A Rússia está trabalhando em mecanismos financeiros alternativos aos do Ocidente para os países latino-americanos, a fim de reduzir os riscos de sanções na cooperação comercial e econômica, segundo informou seu Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira.

"Para reduzir os riscos de sanções na implementação da cooperação comercial e econômica russo-latino-americana, estamos constantemente trabalhando na introdução de mecanismos financeiros alternativos aos ocidentais", disse a porta-voz de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A porta-voz explicou que se trata de pagamentos em dinheiro e o estabelecimento de relações de correspondentes bancários diretos entre os bancos.

O Ocidente proibiu o acesso da maioria dos bancos russos ao sistema internacional de comunicações financeiras e interbancárias, SWIFT, complicando os pagamentos da Rússia em nível global.

Hoje, Zakharova indicou que a Rússia também está dando outros passos nessa direção, sem revelar quais.

A Rússia vem defendendo há anos a criação de alianças com diferentes países para que tanto Moscou quanto as demais capitais das nações aliadas possam pagar em moeda nacional nos acordos de cooperação econômica.

Este assunto tem gerado maior urgência devido ao congelamento de metade das reservas do Banco Central da Rússia em ouro e em moeda estrangeira, e às restrições impostas pela entidade emissora russa às transações e pagamentos em moeda estrangeira no exterior. EFE