PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Canadá vai rotular cada cigarro com advertência sobre perigos do tabaco

10/06/2022 22h09

Toronto (Canadá), 10 jun (EFE).- O Canadá se tornará o primeiro país do mundo a obrigar cada cigarro vendido no país a ser rotulado com uma advertência sobre os riscos do tabaco, anunciaram as autoridades canadenses nesta sexta-feira.

A rotulagem individual dos cigarros, que inicialmente se limitaria à mensagem "veneno em cada tragada", poderá entrar em vigor no final de 2023.

A rotulagem individual dos cigarros se somará a uma exigência de duas décadas de que os maços incluam fotos de doenças causadas pelo tabaco, disse hoje a ministra de Saúde Mental e Vícios do Canadá, Carolyn Bennett.

Antes que a medida seja implementada, o governo abrirá um período de consulta de 75 dias a partir de amanhã, no qual todos os canadenses poderão participar para acrescentar suas opiniões.

A ministra acrescentou que a mensagem impressa nos cigarros pode mudar depois de ouvir as opiniões dos canadenses.

Carolyn Bennett declarou durante entrevista coletiva que a rotulagem individual dos cigarros permitirá que as mensagens de saúde cheguem a todos os consumidores, "incluindo os jovens que muitas vezes compram um cigarro de cada vez" para que não vejam as advertências nos maços.

O presidente da sociedade cardíaca canadense Heart & Stroke, Doug Roth, aplaudiu a decisão do governo.

Em um comunicado, Roth disse que os cigarros são produtos mortais e que a medida "ajudará a reduzir seu apelo para jovens e não fumantes, além de ajudar os fumantes a parem de fumar".

De acordo com dados da Heart & Stroke, a cada ano, o fumo mata cerca de 48 mil pessoas no Canadá. EFE