PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Rússia multa Google em US$ 265 mil por violar lei sobre dados

16/06/2022 21h46

Moscou, 16 jun (EFE).- A Justiça da Rússia multou nesta quinta-feira o Google em 15 milhões de rublos (cerca de US$ 265 mil) por se recusar repetidamente a armazenar dados de usuários russos em servidores localizados no país, conforme exigido pela legislação nacional.

De acordo com a agência de notícias russa "Interfax", que citou o texto da sentença, a companhia foi considerada culpada por uma violação administrativa por não ter "cumprido suas responsabilidades de assegurar a cópia, sistematização, coleta e armazenamento de dados pessoais de cidadãos russos em bancos de dados localizados em território russo".

O Roskomnadzor, órgão regulador de comunicações da Rússia, informou que cerca de 600 empresas estrangeiras com atuação na Rússia, incluindo Apple, Microsoft e Samsung, cumprem atualmente as exigências da legislação para armazenar dados locais em servidores russos.

As empresas ou serviços que se recusarem a cumprir esta exigência poderão enfrentar o destino da rede social LinkedIn, que foi bloqueada em 2016, a pedido do Roskomnadzor.

A Justiça russa já havia multado o Google em outras ocasiões sob a alegação de publicar "informações falsas" sobre a guerra na Ucrânia, em particular notícias sobre o número de vítimas civis em zonas de combate. EFE