Após incêndio, usina nuclear é reconectada ao sistema elétrico da Ucrânia
A Energoatom, empresa de energia estatal da Ucrânia, informou que a reconexão com o sistema elétrico do país foi restaurada depois que os problemas causados por um incêndio em um poço de cinzas na usina foram resolvidos.
A desconexão total ocorreu ontem depois que a última linha em serviço foi afetada. Três outras linhas haviam sido anteriormente danificadas por ataques que a empresa descreveu como "terroristas".
A situação na maior usina nuclear da Europa levantou sérias preocupações de que o confronto entre Rússia e Ucrânia possa levar a um incidente atômico com consequências imprevisíveis.
Ontem, em Paris, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que havia um princípio de acordo com Moscou e Kiev para que seja realizada uma inspeção na central nuclear "nos próximos dias".
O Exército russo está no controle da usina desde março, mas os operadores ucranianos continuam a trabalhar no local, em um contexto de bombardeios e tensões que preocupam a comunidade internacional. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.