Com inflação de 80%, economia turca cresce 7,6%
Este é o "segundo maior valor de crescimento da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e dos países do G-20 que tornaram seus dados públicos", disse o ministro das Finanças turco, Nureddin Nebati, em sua conta no Twitter.
Por setores, o maior crescimento, de 26%, foi registrado no âmbito financeiro e de seguros, seguido por serviços (18%) e indústria (7,8%), enquanto sofreram perdas, de 11% e 3%, na construção e agricultura e pesca, respectivamente.
Em comparação com os primeiros três meses de 2022, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) turco entre abril e junho foi de 2,1%.
A forte desvalorização da lira turca, em torno de 45% nos últimos 12 meses, elevou a inflação interanual para 80%, o que, por sua vez, impulsionou a exportação de mercadorias turcas.
No entanto, a necessidade da indústria manufatureira turca de importar a maioria das matérias-primas, bem como energia, deixa pouca margem de lucro e dificulta a acumulação de reservas cambiais para estabilizar a moeda.
Hoje, o Banco Central da Turquia anunciou uma nova medida para dinamizar a moeda nacional, revisando em alta a proporção de liras turcas que devem ser mantidas em contas bancárias cambiais e alargando esta medida também aos depósitos das empresas.
Se a proporção de liras em um depósito cambial for inferior a 10%, deve ser aumentada em cinco pontos e se estiver entre 10% e 20%, será aumentada em três pontos.
A norma entrará em vigor na próxima sexta-feira, diz o comunicado, publicado hoje no Diário Oficial do Estado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.