Bolsas

Câmbio

Bolsas asiáticas apresentam queda; Xangai perde 3,6%

A maioria dos mercados da Ásia fechou no vermelho nesta quinta-feira, após os bons resultados registrados no dia anterior. Novamente as bolsas chinesas influenciaram os demais pregões da região, pouco suscetíveis à ligeira alta em Wall Street.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sofreu também com o enfraquecimento dos bancos chineses. O índice Hang Seng caiu 401,39 pontos, ou 1,8%, e terminou aos 22.210,41 pontos.

As Bolsas da China mais do que devolveram os fortes ganhos da véspera e fecharam com queda acentuada. A possibilidade de um aperto na política monetária e os planos dos bancos de elevar capital continuaram a pesar no sentimento dos investidores. O índice Xangai Composto caiu 3,6% e encerrou aos 3.170,98 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 3,5% e terminou aos 1.171,72 pontos.

A forte desvalorização do dólar em relação ao euro ajudou o yuan a se valorizar sobre a moeda norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8265 yuans, de 6,8272 yuans do fechamento de quarta-feira.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, não conseguiu segurar os ganhos da sessão da manhã e fechou em ligeira queda. O índice Taiwan Weighted caiu 0,2% e encerrou aos 7.739,16 pontos, com os investidores realizando lucros às vésperas do feriado de Ação de Graças nos EUA.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em queda, liderada pela baixa nas ações das construtoras que se seguiu ao anúncio de moratória por seis meses da Dubai World. A notícia despertou o receio de um possível declínio nos pedidos do Oriente Médio às construtoras. O índice Kospi recuou 0,8%, aos 1.599,52 pontos.

A noticia da moratória do maior grupo empresarial de Dubai também repercutiu no mercado australiano, onde o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney recuou 0,3% e fechou aos 4.708,6 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila ganhou 0,8% e fechou aos 3.089,82 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou fraca em meio a pequeno volume de negócios, em linha com as baixas nos mercados regionais e uma vez que os investidores realizaram lucros ante um longo fim de semana. O índice Straits Times perdeu 1,1% e fechou aos 2.762,22 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, perdeu 2,8% e fechou aos 2.393,52 pontos, com contínuo processo de vendas de papéis da holding PT Bakrie & Brothers (BNBR.JK) e de suas units devido ao crescente temor da elevação das taxas de dívidas após recente lançamento de bônus. Também as quedas nos demais mercados asiáticos e a proximidade de um longo fim de semana estimularam as vendas.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc caiu 1,4% e fechou aos 685,73 pontos, por conta de realizações de lucros.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, da Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.272,40 pontos, em contínua consolidação antes de longo fim de semana.

As informações são da Dow Jones

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos